O excesso de peso é uma consequência indesejável da interação entre genes, ambiente, estilos de vida e fatores emocionais. A condição pode desenvolver uma série de doenças como o diabetes mellitus, hipertensão arterial, colesterol elevado, aumentando, por fim, o risco de morte.
Dados recentes do Brasil apontam que mais da metade da população brasileira está com excesso de peso (55,4%). Destas, 20% estão com obesidade, conforme a pesquisa Vigitel, realizada em 2019.
Para que a pessoa possa ser tratada, o primeiro passo é reconhecer a condição. Diagnosticamos o excesso de peso através do Índice de Massa Corpórea (IMC), fórmula que utiliza o peso e a altura (você deve dividir o peso sobre altura ao quadrado).
Após o cálculo, classificamos o paciente em eutrofismo, quando o peso está com o IMC normal (IMC entre 18,5 kg/m² e 24,9 kg/m²), sobrepeso (IMC entre 25 kg/m² e 29,9 kg/m²), obesidade grau 1 (IMC entre 30 kg/m² e 34,9 kg/m²), obesidade grau 2 (IMC entre 35kg/m² e 39,9 kg/m²) e obesidade grau 3 (IMC superior a 40 kg/m²).
Para facilitar o diagnóstico, a ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólico) desenvolveu uma ferramenta muito prática e fácil de se utilizar, uma calculadora online de IMC. Basta acessar o link abaixo:
Por: Saulo Emmanuel Sandes, médico endocrinologista (CRM SE 4400).
Aracaju, Sergipe.
Comments