top of page
Buscar
Foto do escritorSaulo Emmanuel Sandes

Parar de fumar reduz o risco de desenvolver diabetes tipo 2 em 40%

Atualizado: 20 de nov. de 2023


Um novo relatório desenvolvido pela OMS, a Federação Internacional de Diabetes (IDF) e a Universidade de Newcastle revelou que parar de fumar pode reduzir em 30–40% o risco de desenvolver diabetes tipo 2. Interromper o tabagismo não apenas diminuiu a probabilidade de desenvolver a condição, mas também melhora consideravelmente o controle glicêmico e reduz o risco de complicações relacionadas à diabetes.


A IDF estima que 537 milhões de pessoas têm diabetes, um número em constante crescimento. O diabetes tipo 2 é uma das doenças crônicas mais prevalentes globalmente, respondendo por mais de 95% de todos os casos de diabetes.



Cigarros


Cigarro e Diabetes

O uso do tabaco é um fator de risco conhecido para o diabetes tipo 2. Há evidências que sugerem que o hábito de fumar aumenta a resistência à insulina, característica primária do diabetes tipo 2. O tabagismo também amplia as chances de complicações graves, como doenças cardiovasculares, insuficiência renal e cegueira, além de retardar a cicatrização de feridas e aumentar o risco de amputações de extremidades, exercendo um forte impacto negativo nos sistemas de saúde.

Comments


bottom of page