O medicamento para perda de peso, semaglutida 2,4mg (Wegovy®), que chegará ao Brasil no próximo ano, reduziu significativamente os sintomas e melhorou a qualidade de vida em pessoas com obesidade e o tipo mais comum de insuficiência cardíaca, de acordo com um ensaio clínico publicado na última sexta-feira (25) no New England Journal of Medicine.
O estudo, financiado pela fabricante Novo Nordisk e envolvendo 529 pacientes com obesidade e insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada, constatou que a semaglutida semanal levou a uma melhoria de 17 pontos em uma escala de 100 pontos usada para avaliar os sintomas da insuficiência cardíaca, tais como falta de ar, cansaço, dificuldade para caminhar e realizar atividades. Além disso, os participantes que usaram semaglutida perderam cerca de 13% de seu peso corporal ao longo do estudo de um ano.
Insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada significa que o coração pode bombear normalmente, mas é muito rígido para se encher adequadamente. Esse tipo de insuficiência cardíaca representa mais da metade de todos os casos nos EUA, e cerca de 80% do pacientes portadores deste tipo de insuficiência apresentam excesso de peso.
As opções de tratamento tradicionais incluem diuréticos e inibidores SGLT2, com atuação modesta nos sintomas.
O estudo também avaliou a função de exercício usando o teste de caminhada de seis minutos, constatando que os participantes que usaram semaglutida conseguiram caminhar 20 metros a mais em comparação com o grupo placebo.
Mais um ponto para a semaglutida!
Por: Saulo Emmanuel Sandes, médico endocrinologista (CRM SE 4400).
Aracaju, Sergipe.
Comments