top of page
Buscar
Foto do escritorSaulo Emmanuel Sandes

A medicina está errando no diagnóstico do diabetes em adultos

Atualizado: 12 de set. de 2023

A revista científica britânica The Lancet publicou um artigo alertando sobre o erro diagnóstico do diabetes no adulto, apontando que até 40% dos adultos com diabetes tipo 1, com idade superior a 30 anos, podem ter sido diagnosticados erroneamente com diabetes tipo 2.


O diabetes tipo 1 (DM1) é uma condição autoimune ou idiopática que causa a súbita deficiência de insulina por destruição das células beta do pâncreas, as quais produzem a insulina. Em contraste, o diabetes tipo 2 (DM2) é caracterizado por resistência à ação da insulina e é classicamente ligada a excesso de peso e síndrome metabólica.


Historicamente, o DM1 tem sido considerado uma doença que afeta crianças e adolescentes e, consequentemente, leva todo o foco da conduta clínica às populações mais jovens. No entanto, novas descobertas de estudos epidemiológicos mostraram que a maioria dos casos de DM1 estão em adultos.


Pessoa medindo a glicemia do sangue

Diversos fatores podem estar favorecendo o erro diagnóstico, a exemplo da baixa acessibilidade à realização de testes diagnósticos que auxiliam na distinção entre DM1 e DM2, tais como auto-anticorpos (anti-GAD, anti-IA2, anti-ZnT8 e anti-insulina) e medição de peptídeo C.

Também pode contribuir a característica de que alguns adultos com DM1 podem não necessitar de insulina no momento do diagnóstico, como acontece no “Diabetes Auto-imune Latente do Adulto", conhecido como LADA. Além disso, fatores de risco para DM2, como obesidade e síndrome metabólica, são agora muito mais comuns na população em geral e podem estar presentes no paciente com DM1.


O diagnóstico incorreto afeta o manejo da doença, impactando drasticamente na sobrevida dos pacientes. A avaliação médica criteriosa é a chave para o exato diagnóstico e consequente sucesso terapêutico.



Por: Saulo Emmanuel Sandes, médico endocrinologista (CRM SE 4400).

Aracaju, Sergipe.


Fonte: Misdiagnosis of type 1 and type 2 diabetes in adults. June, 2023. DOI:https://doi.org/10.1016/j.lanepe.2023.100661

Comments


bottom of page