A agência regulatória dos Estados Unidos "Food and Drug Administration" (FDA) deu sua aprovação para o uso da empagliflozina (Jardiance®) no tratamento da diabetes tipo 2 em crianças com 10 anos ou mais, em conjunto com adequação e plano alimentar e atividade física. A decisão da FDA foi baseada no estudo DINAMO, que demonstrou uma redução significativa no nível de hemoglobina glicada em participantes com idades entre 10 e 17 anos com diabetes tipo 2 que receberam Jardiance®.
Mais comum em adultos, o diabetes tipo 2 tem aumentado sua prevalência entre crianças e adolescentes. Estima-se que mais de 5.700 de crianças e adolescentes são diagnosticados por ano nos EUA. Anteriormente à empagliflozina, apenas a metformina e a liraglutida (victoza®) eram aprovadas para a condição nessa faixa etária.
A crescente prevalência da diabetes tipo 2 em jovens torna novas opções de tratamento essenciais para lidar com esse problema crescente de saúde pública. Aqui no Brasil, somente a metformina e o victoza estão autorizadas em bula para uso em crianças a partir de 10 anos de idade.
Por: Saulo Emmanuel Sandes, médico endocrinologista (CRM SE 4400).
Aracaju, Sergipe.
Comments