O treinamento de força em ambientes de academia para criança e adolescente é seguro, desde que tenha um programa adequado e supervisionado por profissional habilitado. A atividade ajuda a aumentar a força, prevenir lesões e melhorar as habilidades motoras. O programa de treino deve ser monitorado de perto para evitar lesões.
Treinamento de Força não é halterofilismo
Atenção: não confunda treinamento de força com halterofilismo ou bodybuilding. Tentar a hipertrofia muscular em crianças e adolescentes pode sobrecarregar músculos, tendões e ossos imaturos.
Seu filho pode fazer exercícios de treinamento de força utilizando seu próprio peso corporal, elásticos de treino ou mesmo halteres com peso leve. Recomenda-se que os exercícios devam ser aprendido inicialmente sem o uso de pesos; o domínio da técnica deve ser alcançado antes de iniciar o uso dos halteres.
Não existe um programa de treinamento de força padrão que deve ser aplicado para todos. No entanto, considera-se que uma frequência de duas vezes por semana, com séries de 13-15 repetições é um bom ponto de partida, sendo suficiente para atingir ganhos de força.
Atividades aeróbicas intercaladas com treino de força devem ser incentivadas. Recomenda-se que a criança em idade escolar faça diariamente atividade física, pelo menos 60 minutos, intercalando com atividade de resistência numa frequência de 2 a 3 vezes na semana.
A prática regular de atividade física na infância é um poderoso aliado na prevenção e no tratamento de doenças como obesidade, colesterol elevado, diabetes, além de diversos outros benefícios, e a atividade física de resistência em ambientes de academia pode ser uma excelente modalidade.
Por: Saulo Emmanuel Sandes, médico endocrinologista (CRM SE 4400).
Aracaju, Sergipe.
Comments