top of page
Buscar
Foto do escritorSaulo Emmanuel Sandes

Canetas falsificadas de Ozempic foram identificadas em países europeus, alertam agências reguladoras

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) emitiu um aviso, informando que foram identificadas canetas de Ozempic falsificadas na União Europeia e no Reino Unido. As canetas foram identificadas no Reino Unido, tinham rótulos em alemão e vinham de distribuidores legítimos na Áustria e na Alemanha.


A EMA afirmou em comunicado na última quarta-feira (18) que "não existem evidências de que as canetas falsificadas tenham sido adquiridas por pacientes via farmácias legais", e

segundo declaração da Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde do Reino Unido (MHRA), todas as canetas afetadas foram recolhidas e contabilizadas, e nenhuma das canetas foi fornecida a pacientes.


As canetas de Ozempic possuem códigos de barras 2D e números de série exclusivos em cada embalagem. Embora os pacotes falsificados também apresentassem números de série, quando escaneados esses códigos estavam inativos.


Um exemplo de caneta falsa divulgado pelas autoridades reguladoras alemãs apresentou várias diferenças em relação ao produto real, incluindo cores diferentes, ausência da marca Ozempic visível e números adicionais impressos (figura abaixo).


Caneta Falsa Ozempic
Exemplo de caneta falsa. Fonte: Germany Federal Institute for Drugs and Medical Devices (BfArM)

No início deste ano, caso parecido aconteceu nos Estados Unidos, onde uma caneta falsificada de Ozempic foi encontrada. No Brasil, não tivemos casos similares, mas vale redobrar a atenção. É importante comprar medicamentos apenas em farmácias legítimas e com receita médica; e, ao comprar o produto, confira a caneta.


Por: Saulo Emmanuel Sandes, médico endocrinologista, CRM SE 4400.

Aracaju, Sergipe.


Comments


bottom of page