O Bisfenol A (BPA) é um composto químico usado na fabricação do policarbonato, que é utilizado na produção da maioria dos plásticos. O BPA também está presente na resina epóxi, usada na fabricação do revestimento interno de latas.
Esse componente é considerado um disruptor endócrino. Disruptores endócrinos são compostos químicos presentes no ambiente, naturais ou sintéticos, que interferem no funcionamento do sistema endócrino.
O BPA tem similaridade com o estrogênio, o hormônio feminino. Estudos apontam que a exposição prematura ao bisfenol A em crianças aumenta o risco de puberdade precoce e pode causar infertilidade no futuro.
Além disso, O BPA pode interferir na função do hormônio tireoidiano, além de aumentar o risco de Síndrome dos Ovários Policísticos e de alguns tipos de câncer, tais como câncer de mama, ovário, próstata e endométrio.
Aqui vão alguns dicas para reduzir a exposição do Bifesfonal A:
Não coloque recipientes plásticos no micro-ondas. O BPA é liberado em maiores quantidades quando o plástico é aquecido.
Os recipientes de plástico têm códigos de reciclagem na parte inferior. Evite os com códigos de reciclagem 3 ou 7, eles podem ser feitos com BPA.
Evite alimentos e bebidas enlatadas.
Sempre que possível, opte por recipientes de vidro, porcelana ou aço inox, principalmente para alimentos ou bebidas quentes.
Use mamadeiras livres de BPA.
Por: Saulo Emmanuel Sandes, médico endocrinologista (CRM SE 4400).
Aracaju, Sergipe.
Комментарии