Uma revisão de 116 estudos clínicos envolvendo quase 7.000 pessoas com excesso de peso (com IMC acima de 25) revelou que para alcançar uma perda de peso significativa é fortemente recomendado a realização de pelo menos 150 minutos -- ou seja, duas horas e meia por semana -- de exercícios aeróbicos de intensidade moderada por semana, como caminhar, correr ou pedalar. Exercícios abaixo de 30 minutos diários, cinco dias por semana, geraram resultados apenas modestos. O aumento no tempo e intensidade de exercícios resultaram em reduções mais expressivas de peso, circunferência da cintura e gordura corporal. Fato interessante é que concentrar os treinos no fim de semana pode oferecer benefícios semelhantes aos treinos distribuídos ao longo da semana.
No entanto, o sucesso da perda de peso depende não apenas de atividade física, mas também de uma dieta equilibrada, com menor ingestão calórica. Recomenda-se priorizar fibras e proteínas, que apresentam maior impacto na saciedade, reduzindo bebidas açucaradas (incluindo sucos de fruta e utilização de açúcares) e ultraprocessados.
A perda de pelo menos 5% do peso corporal é extremamente relevante para pessoas com sobrepeso ou obesidade, diminuindo significativamente os riscos de doenças crônicas como diabetes mellitus tipo 2 e doenças cardiovasculares.
Fonte: Aerobic Exercise and Weight Loss in Adults A Systematic Review and Dose-Response Meta-Analysis. Ahmad Jayedi et al. JAMA Netw Open. 2024;7(12):e2452185. doi:10.1001/jamanetworkopen.2024.52185
Comments